Inscrições para o Simpalma já estão abertas
(Belo Horizonte – 11/8/2021) – A programação do 1º. Simpósio Mineiro sobre a Cultura da Palma Forrageira (SimpaIma), evento técnico-científico que integra o 2º. Palmatech, já está definida. As inscrições para cada um dos três painéis temáticos já podem ser feitas pelo site. Promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), o Palmatech, será realizado entre os dias 20 e 24 de setembro de 2021.
O Simpalma acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em formato digital, sempre às 19h. “Contaremos com palestrantes de reconhecida atuação na cultura da palma. Com participação desses pesquisadores e técnicos poderemos acompanhar relatos de experiências práticas no manejo da cultura em diferentes regiões do semiárido brasileiro”, destaca a pesquisadora da EPAMIG e integrante da Comissão Organizadora do Palmatech, Polyanna Oliveira.
O primeiro painel temático vai abordar “Manejo e utilização da palma para produção de leite no semiárido”. Os palestrantes serão José Thyago Aires Souza, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e Sérgio Luiz Rodrigues Donato, do Instituto Federal Baiano. Após as apresentações, haverá um debate com moderação da pesquisadora da EPAMIG, Maria Geralda Vilela Rodrigues.
No dia 21 de setembro, o painel 2 trará o tema “Adaptação da palma forrageira em diferentes regiões”, com as palestras “Zoneamento Agrícola de Risco Climático e manejo para a palma forrageira com base em informações agrometeorológicas”, apresentada por Thieres George da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e “Comportamento de genótipos de palma forrageira no Norte de Minas Gerais”, ministrada pela pesquisadora da EPAMIG, Leidy Rufino. A moderação será da pesquisadora Polyanna Oliveira.
O painel do terceiro dia será sobre “Como reduzir o uso da mão de obra no cultivo da palma forrageira”. Os temas “Pastejo Rotacionado” e “Colheita Mecanizada da Palma forrageira”, serão apresentados respectivamente pelo zootecnista Luciano Santos Almeida e pelo engenheiro agrônomo da Sudene, José Aildo Sabino de Oliveira Júnior. O debate será conduzido pela pesquisadora Leidy Rufino.
Durante os três dias do Simpalma haverá também a apresentação de trabalhos sobre a cultura da palma forrageira ou de outras forrageiras adaptadas ao semiárido, previamente inscritos e selecionados para este fim.
O 2º. Palmatech vai discutir a cultura da palma forrageira e os diversos usos da planta. Além do Simpalma, a programação contará com o 1º. Palmathon, um hackathon com foco em inovações para a mecanização da atividade.
O Palmatech 2021 será realizado, conjuntamente pela EPAMIG, pela Faemg e pela Faculdade do Vale do Gorutuba (Favag), com o apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Emater-MG, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Senar, do Sebrae, dentre outras instituições.
Informações e inscrições: https://www.palmatech.com.br/.